31.1.09

O meu inicio!

Como já puderam perceber, neste momento estou mais "virado" para a criação de arlequins, mas nem sempre foi assim!
Na realidade, o meu interesse pela ornitologia já vens de ha longos anos atraz, iniciado mal me pude considerar economicamente independente. Apos esse importante passo, tive que ter estabilidade laboral, instalar-me permanentemente e só depois é que pude dar largas ao meu gosto pelas aves.
Desde miudo que frequentemente visitava a casa e criadouro de um senhor, pessoa essa que foi responsavel pelo meu carinho por tudo o que tem penas e voa. Passava tardes inteiras a admirar as dezenas de raças de pombos que tinha (sim, devido a problemas de saude viu-se obrigado a retirar-se desse hobbie), desde cambalhotas, pombos-galinha, papo-de-vento, etc, etc, etc.
Alem destes pombos, tinha tambem umas instalaçoes (ja um pouco degradadas na altura) onde criava entao canarios. desde sempre que so la vi 2 raças de canarios alem dos pintassilgos. Mosaicos e vermelhos intensos. Com femeas destas raças, cruzava com pintassilgos e assim conseguia tirar os primeiros Hibridos que eu conheci.
Por tudo isto nao é de admirar que eu tenha iniciado a minha criação com.....vermelhos intensos. Um casal que o Sr. Antoninho me deu (era assim como eu o chamava), que no primeiro ano de tirou 16 crias !!!!! Dizem voces: "impossivel!" - ao qual eu respondo - "verdade, mas à custa da femea que acabou por morrer totalmente descalcificada". Por pura ignorancia, deixei a canaria começar a criar em Janeiro e so acabou em final de Agosto. Acho que chegou a fazer 7 posturas! Coitada!
E depois ainda fiquei admirado como é que uma femea nova morria assim mal começou a mudar a pena! Só mais tarde fui começando a aprender as artes da criaçao de canarios!
Hoje, apos ter passado tambem por criação de exoticos africanos e australianos (os quais ainda tenho alguns casais para me ocupar desde agosto a janeiro), forpus (os quais nunca cheguei a criar por morte das aves), e algumas aves silvestres, posso dizer que ja sei mais alguma coisa acerca de ornitologia. Tenho consciencia que o pouco que sei, não é nada comparado com outras pessoas.
Provavelmente como eu, deve existir por aí muitas pessoas com um trajecto igual ou parecido ao meu, no que toca à iniciação na ornitologia. Tal como elas, espero com este blog, aprender muito mais, desta forma homenagenando todo o esforço que eu e todos os que me ajudaram a fazer de mim um pouco mais "ornitologico".

Sem comentários: