30.6.10

Conclusoes de uma época terrivel

Acabada que está (quase) esta época de criação de canários, por muito que me custe tenho que tirar penosas conlcusões acerca do que se passou desde que iniciei o processo de procriação estipulado para este ano.

Assim seja:

Projectei criar com 14 casais de arlequins portugueses, e ainda 3 casais de raça espanhola.

Para tal, preparei as aves de acordo com o plano já usado por mim em anos anteriores, e com resultados satisfatórios.

Como todos os anos, durante a ultima semana de Fevereiro dei inicio aos acasalamentos.

a primeira postura correu como esperado, com saida de somente 10 crias, embora só 4 femeas tenham feito posturas.

"na segunda postura vou-me deforrar" pensei eu!
foi entao que comecei a aperceber que algo estava muito mal: das 14 femeas somente 6 fizeram posturas, dentro das quais algumas nao chegaram a se deixar galar.

Até hoje (30 de junho), somente essas 6 me fizeram posturas! as restantes 8 nao chegaram a encher sequer!!!!

contas feitas neste dia:
casais para criação - 14
casais a por - 6
posturas efectuadas - 3
crias ja anilhadas - 20


Resumindo ..... CATASTROFE!!!!

e o pior de tudo é que nao faço a minima ideia do que terei falhado para que isto me tenha acontecido!

Se alguem tiver uma ideia do que terá sido, por favor diga!

4 comentários:

Nuno Pasteleiro disse...

Então men como vai isso? Antes de mais não te posso ajudar muito porque realmente este ano estamos no mesmo barco, uma catástrofe!Se calhar temos que rever o que podemos fazer de diferente para melhorar os resultados , mas se assim não foi-se se calhar não tinha tanta piada!
Um abraço

Armindo Tavares disse...

Olá, talvez as aves utilizadas para procriar não estivessem "maduras". Verifique se por acaso não terão sido das ultima posturas do ano transacto. Por vezes acontece que no ano seguinte se portam super bem, Confesso que nada me ocorre para o fenómeno que lhe aconteceu.
Ao menos que os novos sejam bons exemplares.
Saudações ornitófilas.

José Martins disse...

com as indicações escassas que deixou é dificil(impossivel)palpitar o que quer que seja.
no entanto se precisar o meu e-mail é carreiramartins2@gmail.com
Sou criador de Vermelhos I/N/M ;Mosaicos Vermelhos;Rubinos Vermelho I/N/M ;Opalas Vermelhos Mosaico e Pastel Vermelho Mosaico.

melhores cumprimentos,
José Martins
Canaril Mafra
STAM BZ02

Eduardo Esteves disse...

Pois.....
Respondendo ao Armindo, a questao das aves serem "verdinhas" não se pôs: tive o cuidado de escolher alem de tudo o resto as aves nascidas na 1ª ou na 2ª postura do ano anterior. Sendo assim, nao houve nenhuma ave que em Abril deste ano nao tivesse já pelo menos 1 ano de vida.

Quanto ao Jose, o meu obrigado pela disponibilidade mostrada, contando que (quase de certeza) irei recorrer À sua experiÊncia para troca de opiniões.

Quanto ao Nuno.......... infelizmente já estava bem a par da tua situação (em tudo identica à minha quanto a resultados finais), mas memso assim, estou agradecido pelo apoio !